Terceira parte do Segredo

Lisboa (Quarta-feira, 12-05-2010, Gaudium Press) Em entrevista dada, ontem, no avião que o levava a Portugal, o Santo Padre declarou que a terceira parte do segredo de Fátima, em certa medida, estava relacionada aos ataques que a Igreja e ele mesmo vêm sofrendo por conta dos escândalos de pedofilia. A informação foi dada pela vaticanista portuguesa Aura Miguel a emissora portuguesa TVI24.

Segundo a vaticanista, a declaração do Papa surgiu após pergunta de um repórter relacionada à mensagem de Fátima, mais especificamente, ao fato de que a terceira parte do segredo, refere-se ao sofrimento do Papa e da Igreja. Conforme Aura, o jornalista quis saber “se o Papa pensava que o terceiro segredo havia se encerrado com João Paulo II ou se dizia respeito ao sofrimento que ele mesmo estava vivendo com relação às questões de pedofilia; se não seria esta outra forma de martírio”.

Neste momento, conforme Aura, o Santo Padre afirmou que, em essência, a terceira parte do segredo referia-se a João Paulo, ao atentado que ele havia sofrido. Contudo, segundo o Papa, também estava relacionado a um aspecto da atualidade. E uma das leituras possíveis da atualidade diz respeito aos ataques à Igreja e ao Papa. Ataques, que segundo pontífice, partem de dentro da Igreja. “Os inimigos que atacam a Igreja vem de dentro e estão ligados a um pecado aterrador”, expressou.

De acordo com a vaticanista, o Papa ainda afirmou que “a mensagem de Fátima continua atual, levando em conta este panorama aterrador do pecado da Igreja”. De acordo com o Santo Padre, é necessário que haja purificação, conversão, penitência e justiça, “e o essencial da mensagem de Fátima está, precisamente, relacionado a isso”, disse o pontífice.