Declaração do Papa aos Bispos

Fátima (Sexta-feira, 14-05-2010, Gaudium Press) Concluindo as atividades do dia em Fátima, o Papa Bento XVI reuniu-se onte à noite com os bispos de Portugal na Casa de Nossa Senhora do Carmo, local onde ficou hospedado na cidade. Aos prelados, o Papa afirmou que precisa abrir-se cada vez mais ao ministério da Cruz, “abraçando-a como única esperança e derradeiro caminho para ganhar e reunir no Crucificado todos os seus irmãos e irmãs em humanidade”.

O Santo Padre agradeceu também pelo testemunho de incondicionalidade que deram os bispos e os lembrou da necessidade de formar um laicado maduro, identificado com a Igreja; um laicado composto por verdadeiras testemunhas de Jesus Cristo, sobretudo nos meios humanos onde o silêncio da fé é mais amplo e profundo: políticos, intelectuais, profissionais da comunicação. “Enquanto a pastoral da Igreja pode parecer insuficiente e difícil para os senhores deste mundo, é essencial e indispensável fazer um apelo corajoso e integral aos princípios morais”, declarou.

Bento XVI pediu ainda aos prelados que redescubram a paternidade episcopal para com os sacerdotes e que sejam testemunhas do “fogo da caridade” para impelir cada fiel cristão a tornar-se dispensador de luz e vida na Igreja e entre os homens. O Papa os encorajou a “responder às situações de graves carências sociais, de toda a pobreza, incluindo aquela da falta de sentido da vida e da ausência de esperança”. De acordo com o pontífice, os bispos, como pastores, são chamados a testemunhar a justiça e a paz e a defender os direitos inalienáveis da pessoa.

Amanhã o Santo Padre conclui a sua viagem a Portugal com a missa em Porto, de onde sairá o avião que o levará de volta a Roma.