Padre Lombardi concede entrevista

Fátima (Quinta-feira, 13-05-2010, Gaudium Press) Após missa celebrada hoje pelo Papa, na Esplanada do Santuário de Fátima, o porta-voz vaticano e diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Frederico Lombardi concedeu entrevista aos jornalistas, na qual afirmou que o sucesso das últimas viagens do pontífice demonstra que os escândalos de pedofilia envolvendo membros do clero não afetaram a popularidade do pontífice. Com informações da Ansa.

Segundo padre Lombardi, as últimas três viagens feitas pelo Papa Bento XVI, a Malta, de 17 a18 de abril; a Turim, na Itália, no dia 02 de maio; e agora, esta a Portugal, foram e estão sendo muito positivas e encorajadoras. De acordo com o porta-voz vaticano, a boa acolhida que o pontífice teve nestes lugares não é uma surpresa. “Para o povo cristão, as viagens do Papa são sempre ocasião para uma grande mobilização”, disse.

Sobre os escândalos dos abusos, padre Lombardi afirmou que isto podia fazer pensar que obscureceria a vitalidade, a atenção nas lutas do Santo Padre. “Mais isso não aconteceu, esta vitalidade não esta em crise”, disse. E para o porta-voz, o fato de que a força da fé se manifeste de modo tão evidente é encorajador.

O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé também elogiou a ligação feita pelo Papa entre a terceira parte do segredo de Fátima e os sofrimentos da Igreja gerados por casos de pedofilia no clero. Segundo padre Lombardi, o fato do pontífice atualizar o conteúdo da revelação da Virgem Maria aos três pastorinhos além do atentado sofrido por João Paulo II, significa que para o Santo Padre, “a profecia é um escola de leitura do mundo e dos eventos em uma perspectiva de fé”.