“Sem Deus o ser humano não sabe para onde ir, diz Papa

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 14-05-2010, Gaudium Press) “Nada impomos, mas sempre propomos. Os cristãos têm a missão improrrogável de tornarem-se testemunhas da fé da vida em abundância nos diversos setores da sociedade e do trabalho”, observou o Santo Padre na homília durante a missa na Avenida dos Aliados, em Porto, no último compromisso de sua viagem a Portugal.

O Santo Padre sublinhou aos cristãos a importância da divina dimensão na sociedade e no seu desenvolvimento. “Sem Deus, o ser humano não sabe para onde ir e não consegue sequer compreender quem seja”, declarou. Para o pontífice a missão de espalhar a mensagem de Deus é uma missão confiada aos fiéis e reconhecida por eles desde as origens. “Temos de vencer a tentação de nos limitarmos ao que ainda temos”, afirmou.

Conforme Bento XVI, o quadro antropológico cultural, social e religioso da humanidade mudou e hoje a Igreja Católica é chamada a enfrentar desafios novos, encontrando-se pronta a dialogar com culturas e religiões diversas, na tentativa de construir juntamente com cada pessoa de boa vontade a pacífica convivência dos povos. “Nós cristãos somos chamados a ” servir a humanidade do nosso tempo para sermos renovados e para renovar a humanidade pela luz e a alegria do Espírito Santo”, afirmou.

Terminada a missa, Bento XVI fez sua tradicional saudação do balcão e agradeceu aos cidadãos de Porto, “Cidade Virgem”, pelo festivo e cordial acolhimento. “Teria acedido de boa vontade ao convite para prolongar a minha permanência na vossa cidade, mas não me é possível”, acrescentou o pontífice.

A viagem a Portugal foi uma ocasião para recordar a mensagem de Fátima sobre a exigência da conversão e da penitência. Mais uma vez o pontífice recordou que a crise econômica, cultural e espiritual pode ser superada com a ética que reconhece em primeiro lugar a dignidade do homem.

Bento XVI deixou a cidade de Porto às 14h, partindp para Roma, Itália, concluindo, dessa forma, a sua 15ª viagem ao exterior. Segundo informações da Sala de Imprensa da Santa Sé, a próxima viagem do pontífice será para o Chipre, nos dias 4, 5 e 6 de junho.