Pormenores

POPE/O Airbus A320 da Alitália que transportou Bento XVI de Roma até Lisboa entrou hoje no espaço aéreo português por volta das 10h30, momento a partir do qual foi escoltado por 4 caças F16 da Força Aérea Portuguesa.

Às 10h57 o avião aterrou no aeroporto militar de Figo Maduro, no início de uma visita de quatro dias a Portugal, com passagem por Lisboa, Fátima e Porto.

À chegada repicaram os sinos das igrejas do Patriarcado de Lisboa, assinalando a “alegria” da Diocese pela viagem apostólica de Bento XVI, destinada a marcar o décimo aniversário da beatificação de Jacinta e Francisco Marto.

Depois de aberta a porta do Airbus, o Núncio Apostólico em Portugal, Arcebispo Rino Passigato, e o Chefe de Protocolo do Estado, Embaixador Bouza Serrano, subiram a bordo convidando o Papa a descer.

Bento XVI pisou solo português às 11h07.

Na pista, junto ao avião, Bento XVI recebeu os cumprimentos oficiais do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, da Primeira-Dama, Maria Cavaco Silva, e do Cardeal Patriarca, D. José Policarpo.

O acolhimento foi feito por um grupo de 30 crianças da Academia de Música de Santa Cecília, a quem Bento XVI acenou de imediato, dirigido pela maestrina Paula Nunes, que entoou o hino oficial de boas-vindas ao Papa, composto por Heitor Morais e António Cartageno.

Bento XVI e Cavaco Silva dirigiram-se depois à tribuna de honra, onde Cavaco Silva apresentou as autoridades presentes: Presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, Primeiro-Ministro, José Sócrates, Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Noronha Nascimento, Presidente do Tribunal Constitucional, Rui Moura Ramos, Ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, o Embaixador junto da Santa Sé, Rocha Paris e o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa.

Na Tribuna de honra estavam também presentes alguns Bispos portugueses. Entre eles, D. Carlos Azevedo, D. Anacleto PORTUGAL-POPE/de Oliveira, D. António Marto, D. Tomás de Almeida, D. Manuel Clemente, D. Jorge Ortiga, D. Amândio Tomás e D. Joaquim Mendes.

Foi na tribuna que foram pronunciados os discursos de Cavaco Silva e de Bento XVI.

Às 10h26 Bento XVI entrou no «Papamóvel» acompanhado pelo seu secretário e por D. José Policarpo, saindo do aeroporto de Figo Maduro às 11h30 em direcção à Nunciatura Apostólica, a embaixada da Santa Sé em Lisboa.

O Papa é acompanhado por um séquito constituído por 29 pessoas, incluindo o Secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone, para além do Cardeal Saraiva Martins, e do bispo D. Manuel Monteiro de Castro, secretário da Congregação dos Bispos, além do Pe. António Ferreira da Costa, que trabalha na Secretaria de Estado do Vaticano.

Do séquito ainda fazem parte o porta-voz do Vaticano, Pe. Federico Lombardi, o médico pessoal, Patrizio Polisca, e quatro seguranças da Guarda Suíça.

Em Portugal, o presidente da Conferência Episcopal, D. Jorge Ortiga; o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, e o Coordenador-geral da visita e bispo auxiliar de Lisboa, D. Carlos Azevedo, integram o séquito desde a chegada ao Aeroporto da Portela e à partida no Aeroporto Sá Carneiro.

A comitiva conta também com Alberto Gasbarri, organizador das viagens pontifícias, um conjunto de fotógrafos e elementos da televisão do Vaticano.