Missa no Terreiro do Paço

PORTUGAL-POPE/Lisboa (Terça-feira, 11-05-2010, Gaudium Press) Dando continuidade a sua visita a Portugal, o Papa Bento XVI celebrou na tarde de hoje, Santa Missa, no Terreiro do Paço, em Lisboa. Conforme a Rádio Vaticana, o pontífice chegou ao local sob aplausos e vivas e foi recebido pelo presidente da Câmara de Lisboa, Antônio Costa, que lhe entregou as chaves da capital portuguesa.

No início da cerimônia, o Patriarca de Lisboa, cardeal José da Cruz Policarpo proferiu algumas palavras calorosas em relação ao Santo Padre, que foram devidamente agradecidas pelo pontífice. Bento XVI aproveitou a ocasião para congratular também o presidente da República, Aníbal Cavaco, pela presença.

O Papa iniciou sua homilia recordando as palavras de Jesus no Evangelho segundo Mateus. “Ide fazer discípulos de todas as nações, […] ensinai-lhes a cumprir tudo quanto vos mandei. E eu estou sempre convosco, até ao fim dos tempos”.

Para o Santo Padre, estas palavras do Cristo ressuscitado, revestem-se de um significado particular nesta cidade de Lisboa, de onde partiram em grande número gerações de cristãos. “Lisboa amiga, porto e abrigo de tantas esperanças que te confia quem parte e pretende quem te visita, gostaria hoje de usar as chaves que me entregas para alicerçar as tuas esperanças humanas na Esperança divina”.

O pontífice destacou ainda em seu discurso os santos portugueses lembrado pela Igreja portuguesa nesta visita do Papa. Veríssimo, Máxima e Júlia, que foram perseguidos e martirizados por Deocleciano; São Nuno de Santa Maria; São Vicente, padroeiro de Lisboa; Santo Antônio e São José de Brito, que partiram da capital portuguesa para espalhar a boa semente de Deus, todos eles foram mencionados pelo Papa.

Segundo Bento XVI, é nos Santos que a Igreja reconhece seus traços característicos e saboreia a sua alegria mais PORTUGAL-POPE/profunda. Neste sentido, a Igreja de Portugal fez um grande serviço a fé católica. “Fixando os seus santos, esta Igreja local concluiu justamente que a prioridade pastoral hoje é fazer de cada mulher e homem cristão uma presença irradiante da perspectiva evangélica no meio do mundo, na família, na cultura, na economia e na política”, disse.

No final de sua homilia, Papa Bento XVI se dirigiu aos jovens e pediu a eles que não duvidassem da presença de Cristo entre nós e para que o reconhecessem nos pobres. “Seguindo Jesus é que se encontra o verdadeiro sentido da vida” concluiu.