A Caridade é resposta para crise

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 13-05-2010, Gaudium Press) O novo mandamento do amor é “a lei fundamental da perfeição humana”, disse o Santo Padre em Fátima aos representantes das organizações da pastoral social. Como exemplo a todos aqueles que se ocupam dos pobres, abandonados, dos deficientes, das crianças e dos idosos o Papa mostra “o coração do bom samaritano” que simboliza a misericórdia de Deus. O encontro, que começou com meia hora de atraso, aconteceu na Igreja da Santíssima Trindade.

De acordo com o pontífice, a doutrina social da Igreja é a proposta criativa para a moderna crise socioeconômica, cultural e espiritual e a caridade é a “principal força para traçar um processo de desenvolvimento humano integral, para uma ampla humanização da sociedade, uma sabedoria que dê sabor e tempero, que ofereça criatividade”, declarou.

Aos leigos o Santo Padre convidou a “promover organicamente o bem comum, a justiça e a configurar honestamente a vida social”. A pastoral necessita de uma nova geração de “servidores líderes”. Hoje, no mundo que se aproveita de coisas “fáceis e tentadoras”, é difícil desenvolver a atividade apostólcia. O trabalho pastoral na sociedade requer autonomia e independência da política e das ideologias na liberdade que promove “a civilização do amor”, a defesa da vida desde a concepção e da família fundamentada no casamento indissolúvel entre um homem e uma mulher.

Ao término de seu discurso o Santo Padre pediu a “penitência, a oração, o perdão que visam a conversão dos corações” que garantem a “edificação da civilização do amor”.